domingo, 29 de maio de 2011

A moderna agricultura comercial


A moderna agricultura comercial

Ela é praticada em grandes propriedades, com o uso de muitos máquinas, adubos, inseticidas e pode ser irrigada. Utilizam mão de obra especializada, como engenheiros e técnicos agrícolas. O proprietário da terra contrata trabalhadores para plantar, limpar e colher. Nesse tipo de agricultura, em uma propriedade é plantado um único tipo de produto.

O principal produto agrícola de Santa Catarina é o milho, cultivado no planalto basáltico, que fornece ração para as criações de suínos. Seguem-se a soja, o fumo, a mandioca, o feijão, o arroz (cultivado com irrigação nas várzeas da baixada litorânea e do vale do Itajaí), a banana e a batata-inglesa. O estado é também importante produtor de alho, cebola, tomate, trigo, maça, uva, aveia e cevada.

O trabalho familiares pequenas propriedades é a  característica típica do agro negócio em Santa Catarina, que corresponde por 20%  do PIB do estado e 6,4% do setor do país. Quase não há ocorrências de modalidades como arredamento e parcerias, comuns em outras regiões nas qual a posse da terra é mais concentrada, com alta incidência de latifúndios.

Em geral,quem trabalha na terra em Santa Catarina é o dono do próprio negocio. Dos 5,9 milhões de hectares ocupados por estabelecimentos agropecuários no estado, 91% são propriedade de quem os explora desses, 85% têm menos de 50hectares. Esses pequenos estabelecimentos são responsáveis por 70% da produção agropecuária de Santa Catarina. São mais de 240 mil pessoas empregadas no setor, 17% da força do trabalho do estado. Santa Catarina é um dos maiores produtores e exportadores de suínos e frangos do Brasil. O sucesso destas atividades se deve a um eficiente sistema de integração entre empresas agroindustriais e produtores rurais. Santa Catarina é o maior produtor nacional de outras e mexilhões cultivados, a atividade envolve cerca de mil famílias, resultando, resultando em torno de 6 mil empregos diretos e indiretos.
A área total de criações atinge 900 hectares, divididos em 12 parques agrícolas, Mais de 90% da produção brasileira saem de águas catarinesses, em um volume anual de cerca de 15 milhões de toneladas. A agricultura familiar em Santa Catarina  conssiste em 180 mil família, ou seja, mais de 90% da população rural,destacando a produção de feijão , milho, cebola, suínos e aves, mel, arroz, batata, fumo, mandioca,tomate, banana.

0 comentários: